Friday, December 26, 2008
Thursday, December 25, 2008
Sunday, December 21, 2008
Louis Armstrong and his Orchestra 1956 High Society
dei com este filme na tv e tive que vir ao youtube procurar esta cena. é uma pérola...
Tuesday, December 09, 2008
Friday, December 05, 2008
Friday, November 14, 2008
Thursday, November 13, 2008
Brideshead
Um clássico...
Sunday, November 09, 2008
Thursday, November 06, 2008
Roda da Sorte
Obama - Barack Hussein Obama.
Mais do que a imensidão de coisas, aliás repetidas, que se têm dito sobre Obama, eu gostava de contrapôr outras ideias acerca deste assunto:
Diz a Natasha que , no fundo, Obama é um rosto redentor do "sistema" capitalista americano, que vem adiar a queda do império. O que me apetece responder é que me parece que a Natasha fala como se nos EUA a política não fosse feita por pessoas de carne e osso. Nem tudo o que acontece naquele país está programado nas ultimas versões da microsoft...A política, lá como cá, é feita por pessoas, tem as suas teias e o seus bastidores, que nós, mesmo cá, não vemos, e tem também o seu grau de imprevisibilidade. Se por um lado poderá haver alguns empresários mais inteligentes que vêem em Obama uma forma mais inteligente de defender a imagem dos EUA e por isso lhe deram tanto dinheiro para a campanha, muitos outros há que dariam tudo para que ele perdesse porque sabem que as tendências dos EUA vão mudar: Será dificil à nova administração não assinar Quioto, por exemplo, e isso terá consequências económicas internas; haverá um novo rumo a dar nas políticas de saúde, e isso terá consequências económicas não só na área da saúde mas também no mercado de trabalho.
A verdade é que ainda nem Obama tinha ganho e já todos estavam a antecipar a ideia de desilusão . Percebo o mecanismo defensivo por detrás, como forma de prevenir que se magoem em caso de queda, mas penso que é uma atitude intelectual e psicologicamente atávica.
Nada do que se passar daqui para a frente está garantido, quem acha que o jogo está feito está apenas a baixar os braços, o que por vezes é também uma atitude fácil, é a atitude dos preguiçosos, que desistem de lutar. A única coisa que aconteceu até agora foi que não ganhou McCain, cujas raízes políticas não dariam margem de esperança nas suas decisões.
A vitória de Obama abre muitas oportunidades, incluindo aos interesses da direita e das multinacionais do petróleo e da guerra, mas penso que abre mais oportunidades aos que defendem um mundo mais igual, mais integrador, mais apoiado no multilateralismo, e mais consequente em relação às alterações climáticas.
Penso que nada está ainda definido, a luta está em aberto, por isso exige trabalho e força para poder fazer pender o campo de forças para o lado da esquerda.
Dar já Obama como mais um caso de sucesso de marketing e pouco mais, é cínico e fatalista. As teias da política americana são grandes e complexas, mas as da Europa não são menos, e as da esquerda em Portugal também não são tão claras como se fazem crer. No entanto, em relação as estas últimas, todos parecem sempre satisfeitos, como se por um lado tivessemos os processos políticos da esquerda, claros e limpos, (quando o não são, relembro caso coligação Lisboa, por exemplo) e por outro os dos EUA, onde tudo é apresentado em "pack" de origem...
Quem quiser ver a realidade a preto e branco pode fazê-lo, mas ela está cheia de cores e matizes que nós temos constatemente que lutar por pintar ao nosso gosto, senão outros o farão por nós...
Noam chomski, figura que gosto sempre de ler, desta vez enganou-se, ao prever que McCain ia ganhar. Ainda bem, mas mais uma vez denoto aqui a tal atitude pessimista, de quem costuma estar do contra, e que, embora acerte muitas vezes, por fazer sobrepor sempre o excesso de racionalismo à vontade de que o sentido História efectivamente mude, acaba por adoptar uma atitude que de tão prudente se torna bloqueadora.
Finalmente, para quem ainda estiver a ler este texto gostava de dizer o seguinte: Durante a campanha, Obama fez afirmações sobre o médio-oriente que alinhavam com a política habitual dos EUA para a região. Eu não estou à espera que ele venha defender os interesses de outro país que não os EUA, ele foi eleito presidente dos EUA e não de mais nenhum outro país, por muito que achassemos justo que, dado o poder que tem, defendesse também o interesse de outros. Mas numa altura em que a Rússia parece querer voltar a falar em voz grossa, cabe-nos a nós lutar contra uma bipolaridade do tipo , "eu prefiro os EUA desde que sejam liderados por boas pessoas, defendem o "nosso modo de vida" " ou " e eu prefiro a Rússia porque sou contra o poder americano", mas devemos, isso sim, construir um mundo onde efectivamente seja impossível a um só país dominar todos os outros, e onde todos os continentes estejam representados por pelo menos 1 ou 2 paises.
Sunday, November 02, 2008
Sunday, October 26, 2008
James - Sit Down
este video clip também é importante. sobretudo quando diz: "those who feel the breath of sadness sit down next to me; those who find themselves ridiculous, sitdown next to me; those who find them touch by madness sit down next to me..."
Coldplay - Talk
Este video clip é-me muito inspirador. Quem me dera manter sempre a curiosidade por todas as coisas e todas as pessoas, como este clip sugere, vencendo um certo receio pelo futuro e pelo outro.
A passagem do tempo, aquilo que vamos vivendo , vai nos sendo desvendado há medida que caminhamos, como se um cortinado de luz seguisse à nossa frente revelando os contornos da realidade. Por nos parecer por vezes inóspita, a realidade pode aborrecer-nos ou mesmo fazer esmorecer a nossa vontade de ver mais, a curiosidade de conhecer o mundo e os outros. Fico a pensar nas palavras do Cesário Verde: "ah! Se eu não morresse nunca e eternamente buscasse e conseguisse a perfeição das coisas".
Friday, October 10, 2008
Luís Fazenda:
Foi hoje aprovado, por um tribunal, o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo no estado norte-americano do Connecticut.
Wednesday, October 01, 2008
Wednesday, September 17, 2008
Aquele querido cinema português
Luz : Tem por vezes planos tão escuros, que esquece quem está do outro lado do ecrã.
Som: Ouvem-se pormenores demais, não é depurado, parece que até as migalhas a cair se ouvem, e isso irrita porque é desnecessário, amplia os piores sons da realidade.
Ritmo: Continuam os planos longos e demorados em torno de "naturezas mortas", o que faz com que as 2h e meia do filme sejam completamente inúteis.
Um desperdício, que faz o espectador mais "aficionado" como eu cansar-se , e dizer finalmente: Desisto, tenho de me render e dar razão aos críticos: Que morra a porcaria do cinema português !!!
ABBA
Obrigado aos ABBA por não terem medo de serem ridiculos, e de uma forma simples transmitirem alegria e uma "good vibration", sem medos nem vergonha, com muita generosidade, e num ritmo capaz de agarrar mesmo o mais tímido.
Saturday, August 16, 2008
Sunday, August 10, 2008
Friday, August 08, 2008
um abraço ao Jorge costa por ter escrito este parágrafo no esquerda.net
Monday, August 04, 2008
Finalmente !!!
Espero que tenha sucesso e longa vida...(Para já podem começar por melhorar o site...)
Monday, July 28, 2008
Público - CPLP - Língua - petróleo
(Ps: se me vendessem o P2 em separado eu comprava...)
Sunday, July 27, 2008
Verão
O verão, por estas terras lusas, e para quem se possa deslocar, é uma estação muito generosa: festivais de música para todos os gostos, praias variadas e para vários contextos sociais..Voçês sabem como é...
O Festival de Músicas do Mundo de Sines, muito bom na sua concepção, e apesar dos altos e baixos das programação, é um "must", pelo sitios, pelas pessoas, pela programação paralela, como o cinema, que o acompanha...
É provavelmente no verão que se conhecem mais pessoas novas, alguma ficam outras vão, mas fico sempre com a sensação de que em cada verão se cresce, em cada verão se vive a grandeza dos dias mais longos da nossa vida.
Sunday, July 20, 2008
Pink Martini - Kikuchiyo To Mohshimasu
uma das músicas que eu mais gosto. A tradução da letra ainda a torna mais interessante...A kikuchiyo anda desaparecida...
Friday, July 18, 2008
Candide Overture: Leonard Bernstein conducting
Já estava com saudades de ouvir música , e esta do Bernstein é espectacular, conheci-a pela primeira vez na Gulbenkian.
Tuesday, July 15, 2008
Groove Armada - Superstylin' Glastonbury
festivais de verão. há muitos, caros, mas lá que é bom ir isso é.
Saturday, June 28, 2008
Coldplay - Viva la Vida
dedico este post, partilhando este clip, à A. ; ao Xico F. ; à minha mãe, e, não sei porquê, aos professores que foram importantes para mim.
Friday, June 27, 2008
Concordo inteiramente !!!
Por que motivo as pessoas olham para a política sem credibilidade? E se afastam? Porque há gente incoerente, desonesta e sem transparência. E irresponsável. MFL foi ministra das Finanças de um Governo que na Figueira da Foz, em 2003, assinou com o Executivo de Madrid, um acordo para a construção de CINCO trajectos de Alta Velocidade, orçados em 9000 Milhões de Euros.
(..) A "alta velocidade" que se pretende construir, não é a ideal: é a possível, depois das "marteladas" diversas que lhe foram infligindo. Representa um investimento de 7,9 mil milhões de Euros, dos quais 36% são públicos, bem menos, portanto, do que o montante aprovado pelo Governo em que tinha assento MFL, na pasta "menor" das Finanças.
Basicamente, corresponde ao trajecto Lisboa-Porto em 1:15h, única forma de garantir escala ao território de Portugal para se assumir como opção estratégica de localização de investimento directo estrangeiro (IDE) à escala planetária: uma "cidade" com 7 milhões de indivíduos. Ligada por sua vez a Madrid em menos de 3 horas e com um prolongamento ulterior a Vigo e à Corunha, preenchendo o Arco Atlântico e projectando-o na Estremadura.
É impressionante que haja gente, até do chamado "mundo empresarial", que não veja que o problema de Portugal nada tem a ver com falta de produtividade, leis laborais, falta de formação... Tem a ver, isso sim, com duas questões que a maior parte destes patrões (não-"empresários") evidencia extrema dificuldade em compreender: o problema do ENQUADRAMENTO da economia, e o problema da ESCALA. (...)
Vamos a Espanha, a França, à Alemanha. Aquilo é uma batalha feroz entre confederações empresariais de várias cidades, todos a reclamarem que as linhas de AV passem por lá. E é a ausência deste fenómeno em Portugal que é preocupante (com as notáveis excepções de Évora e Leiria). Aflige assistir-se a esta iliteracia empresarial, reduzida a tanta tacanhez. Nem com o sobressalto do aumento dos combustíveis fósseis se retiram ensinamentos.»
Manuel M. T.
Thursday, June 19, 2008
Psicopatologia do Futebol
O resultado com a Alemanha é conhecido, falemos do resto:
O resto que é tudo, que é o mais importante, porque serve provavelmente para este e muitos , todos os jogos. Engane-se quem pensa que o resultado é o que aparece no fim, para mim o mais importante é a capacidade de mobilização, o jogo psicológico, a luta, a consciência das fraquezas, o jogo humilde mas ambicioso, a resistência face à campanha do adversário.
Sempre achei Scolari forte nesses aspectos, por isso ganhou várias vezes, soube ultrapassar vários anos (séculos?) de derrotismo cobarde, e soube passar isso aos jogadores também.
Quem não aprendeu foram os comentadores, sempre a ver o "fabuloso" jogo da Alemanha, prontos a elogiar cada passe como se soubessem o resultado final, mas muitas vezes atraiçoados pelo desenvolvimento das jogadas, com frases que mereciam ficar escritas por tanta hipocrisia que destilam, mudando o sentido das afirmações com o virar da bola. O comentador Português é reles, é mediocre, haje egoisticamente como se ingnorasse efeito quem tem em milhões de pessoas, pensa só no dia seguinte, e agarra-se como lagartixa ao vencedor, na ânsia de ter razão amanhã, mesmo que não lhe sobre o mais ínfimo pingo de vergonha.
O adepto Português, ainda sem ter consolidado a sua posição interior, acaba por perder-se no labirinto tecido pela campanha psicológica, cedendo aos instintos mais primordiais, e não consegue deixar de reagir com vergonha, medo, angústia e desespero.
Neste momento, os comentadores de sempre, que parecem não ter aprendido nada desde os ultimos campeonatos, estão na televisão a enterrar Scolari, demonstrando a sua total incapacidade para pensar soluções, agir e fazer agir sobre os resultados, como o típico profeta da desgraça.
Acabo como Agostinho: Não lutar é fácil, desistir não exige esforço, é a consagração dos fracos.
Agora vamos, finalmente, construir o País, e eu proponho desde já uma coisa: Deportar para a Alemanha os comentadores de Futebol.
Monday, June 16, 2008
O telemóvel, o taxi, o restaurante e a fraternidade.
O taxista atendeu o meu telele, estava na "Reboleira", de modo que lá fui de táxi até à reboleira. No caminho, e como iamos em bandeirada 5 (ida e volta para o mesmo local, fica mais barato) um taxista fez sinal ao motorista que me levava, a "avisar" de que ia em bandeirada 5, como quem diz, não faças isso. Acontece que eu ia com um taxista "honesto", paguei 15€ para ter o telele de volta, caso fosse bandeirada normal pagaria mais de 30...Fiquei ainda a saber que há 3 bandeiradas: 1 - normal, fica mais cara de noite mas é a 1. 3 - Serviços fora de lisboa. 5 - Ida e volta. As antigas 1 e 2 acabaram.
Lá encontrei depois quem tinha de encontrar, tenho um jantar "pendurado" num restaurante do bairro, aprendi sobre bandeiradas e ainda tive algum sorte.
Tuesday, June 10, 2008
Monday, June 09, 2008
Barack Obama: 'A More Perfect Union' (Full Speech)
Sou uma pessoa prática, com pouca paciência para coisas inúteis, por isso, e agora que Obama é o candidato democrata, já posso dar-me ao trabalho de o conhecer melhor, já sei que será ele ou a continuação do que está. O facto de não conhecer a soc americana dificulta-me a interpretação das suas propostas, sobretudo na sua aplicação concreta. Claro que, mesmo sabendo que depois as coisas não assim tão simples, é bom ouvir alguém com discursos fluentes e ideias desbloqueadas.
Friday, June 06, 2008
Amigos Intermitentes
Tenho a A. que vem do outro lado do atlântico duas vezes por ano.
O D. que aparece caido do Japão a querer sair à noite quando eu tenho de trabalhar no dia a s seguir.
O J. que vem de todos os lados se nunca ninguém saber nem como nem porquê e que pensa que todos temos dias inteiros, como ele, para pasaear pelos vales e montanhas de Portugal , não importa o dia da semana.
A m. que nunca mais veio.
A A. que partiu com uma perna à frente e outras atrás mas não tem nem tempo nem dinheiro para vir.
O G. o mais recente "desaparecido", ainda assustado com a volta que a vida lhe deu.
A S. que foi por 3 anos para a China, já passaram quatro, e foi preciso o Google que a reencontrar, vem agora, finalmente, em Junho.
Enfim, são pessoas, curiosamente das mais importantes para mim, mas que têm uma presença intermitente de há uns anos para cá, com quem eu vivi partes consideradas "fundamentais" da minha vida, do meu desenvolvimento, e no entanto, deixaram de preencher o meu dia-a-dia, quando eram umas das pessoas que mais me conheciam , e com quem fazia mais sentido a partilha desse dia-a-dia.
Hoje são amigos, mas são amigos intermitentes, e eu tenho de saber fazer a minha vida, não sem eles, mas contando com a sua intermitência. Posso dizer que é um exercício desconfortável, como tomar banho de água intermitentemente quente, não mata mas é "esquisito".
São, provavelmente, contingêcias deste dito "novo" mundo global, como diz o Guterres: "o século das pessoas em movimento". Quem sabe isto é apenas um problema de perspectiva "Newtoniana" e, quando eu estiver também em movimento ciclado, deixarei de ter a percepção do movimento dos outros.
Monday, June 02, 2008
Strangers in the Night - Frank Sinatra
"something in your eyes was so inviting...lovers at first sight in love forever."
É interessante como podemos descobrir musicas que julgavamos já conhecer e como nos podemos fascinar com aquilo que, noutro tempo, fascinou tantos outros.
E como são felizes aqueles que ainda conseguem sentir o primeiro encanto perante um "stranger".
Ou vai ou racha
Concordo com a frase do Medeiros Ferreira, e acho que está é verdadeiramente a Hora H.
Sunday, June 01, 2008
Wednesday, May 14, 2008
Wednesday, May 07, 2008
Lusa Homofobia
Sunday, May 04, 2008
Da Weasel - Dialectos da Ternura
este fim de semana, na ovibeja, grande concerto dos Da Weasel !!!
E que grande sentimento de identidade que o Sul tem, bem marcado naquele concerto,era uma boa onde e fiquei contente com isso !!!
Sunday, April 27, 2008
o 25 de Abril e os blogs
Thursday, April 24, 2008
Tuesday, April 22, 2008
Milton Friedman (December 26, 2005)
One video with almost one hour !!! About Friedman !!! This means that youtube it's turning into a truly TV channel!!!
Monday, April 21, 2008
À noite as àrvores também fazem sombra
(a propósito de duas fotografias tiradas a noite escrevi estes dois poemas, o que está no link de cima e este.
Wednesday, April 16, 2008
Contra a Corrente
Vou num fim de tarde, luminoso tanto quanto a chuva intensa o permite, dentro de um carro a ouvir radio:
"está provado que as mulheres são mais adeptas da conservação da natureza, portanto por cada tonelada de residuos de plastico que a sociedade ponto verde juntar serão dados X € para a prevenção do cancro da mama".
Realmente espero que, uma vez que está provado que as mulheres recorrem mais aos hospitais e estão mais dias internadas, estudam mais e vivem mais tempo, que paguem mais impostos também...Não é essa a lógica subjacente no anuncio ?
Ou preferem baixar as taxas de internamento de ortopedia para homens porque estes praticam mais desporto e portanto estão mais sujeitos a fracturas ?
Ou estamos a entrar numa forma socialmente cretina de viver a igualdade entre géneros ?
Tuesday, April 15, 2008
Sensação Difusa
sem que nós e o tempo sejamos a mesma coisa, mas um sem o outro não fazemos sentido.
O futuro menos o passado é igual ao presente, que é (apenas) o que temos, o que é muito e convém não desaproveitar.
De tudo isto, do presente e de tudo (todos) o que nos rodeia(m) resta uma sensação, que por ser vaga e subjectiva e fugaz e breve, eu chamo de difusa, de que estamos vivos, e de que apesar disso não chegar, somos felizes connosco e com o que os outros sentem de nós, e nós deles.
É uma sensação em forma de assim - Difusa.
Monday, April 14, 2008
Radio Macau - Cantigas de Amor
A voz dela é envolvente.
Valerá a compra do CD ?
"dançares sempre podemos se quiseres"...
Sunday, March 30, 2008
Gato Fedorento - Clã (Músicas Infantis)
pois é , foi um bom momento de inicio de ano, já la vão 3 meses !!!
Thursday, March 27, 2008
Tuesday, March 25, 2008
boa noite e boas notas
Eu, que sempre odiei, do fundo de mim, tais horários, tenho pena que no meu tempo não houvesse estes estudos, que no caso concreto vai ter como consequência uma sensibilização junto do conselho directivo para repensar a gestão do tempo, numa instituição onde o insucesso escolar é um problema grave.
Neste momento começo a trabalhar às 08:15: Um suplício que me custa a perda do período das 16 às 21h , que passo algures entre o estado de confusão e de obnubilação até que resolvo dormir, e quando acordo fico assim: (D)esperto para escrever postas sobre o sono, mas chateado porque perdi um tempo infinito graças a essa pandemia que é a patologia do sono e a esse incrível mau gosto, a roçar o acto terrorista, que é estipular horários a começar a essa hora maligna que são as 08h e 15 min!?!
( a título de curiosidade, o Professor Agostinho da Silva aqui ao meu lado desde o início do blog, acordava às 05h (!) , dormia 5horas, e depois fazia a sesta duas horas à tarde, pois dizia que era como acordar duas vezes, viver duas vezes. Há quem goste de acordar e há quem goste de dormir, não sei porquê prefiro a última hipótese)
Monday, March 24, 2008
Tuesday, March 18, 2008
O SNOB
O SNOB é um restaurante antigo, dos tempos da velha senhora, onde muitos jornalistas se reuniam para conspirar. Hoje, permanece como um espaço para se comer bem , fora de horas, numa atmosfera que cheira a algo clandestino e chic. Tipo casa de jogo da mafia mas num tom amigavel. Come-se realmente bem, até às 3h da matina. Fica na Rua do Século e é excelente sobretudo para as noite de inverno. Coisas boas de já não ser estudante.
Wednesday, March 12, 2008
Gay Kiss Montage
IP39.
O Público fez 18 anos e o IP resolveu
falar do que mudou. O IP39 falava do coming out, dando a ideia de que enfim, da inexoravel mudança para melhor no mundo e, por arrasto, em Portugal, resultou que o amor gay é livre como a borboleta que eles puseram na fotografia.
Pois bem, não só o amor gay não é livre, a não ser numa certa elite que fazos jornais e que vive condensada num certo circulo Lisboeta, como a própria borboleta me parece transportar consigo alguns preconceitos, mas quem sou eu.
Tuesday, March 11, 2008
Berlim, sermpre Berlim...
Sunday, March 09, 2008
Como se tornar um estudante de letras.
Não sei se por fuga ao futuro, se por ser um desejo secreto, a verdade é que me consegui tornar em estudante de francês numa faculdade de letras. Agora que tenho um emprego foi a altura certa. Antes estudante de letras depois do primeiro emprego, que estudante de letras antes do desemprego. Não acham ?
Já sabem, sempre que quiserem aprender linguas mas não tiverem as fortunas que os institutos de linguas exigem, vão a ilnova.
O sonho de uma vida...
Sunday, March 02, 2008
Herman Sic - Gato fedorento
Para o comyxtura, com a certeza de que ele se vai rir, e muito. Já o estou a ouvir..
Sunday, February 24, 2008
O Tal Canal - Genérico
a Galiza também quer receber a tv portuguesa, dizem que é assim melhor preservarem a língua deles. Como os Galegos nos fazem bem ao ego...
Sunday, February 17, 2008
Sunday, February 10, 2008
dartacao pt
quando era pequeno ouvia isto na tv ao s´bado de manhã. agora danço esta música ao sábado à noite . evoluções...
Friday, February 08, 2008
Wednesday, February 06, 2008
Fascismo Branco
quando oiço médicos que dizem : " com a informação que há hoje as pessoas sabem que têm de praticar desporto, depois não poderão dizer que não sabiam, que não estavam prevenidas, não terão ligitimidade para se vir queixar".
Quando oiço dizerem que quem tem "maus hábitos" devia pagar mais taxas na saúde etc .
Quando toda agente acha acha normal sermos filmados por tudo e por nada.
Quando o patrão despede por se ser HIV + ( o que significa que além do mais teve acesso a essa informação).
Quando se alarga a "bateria" de testes genéticos nas seguradoras.
Quando o "spread" (essa maquaivélica invenção dos tempos em que vivemos) aumenta por se ter doença auto-imune ou HIV.
Quando toda a nova infecção (exº: USA300) é atribuída , apesar da falta de imaginação, à homossexualidade.
Quando se fecham padarias por terem balcões de madeira e paredes com ilustrações do sec. XVIII
Quando vou viajar e recebo mensagens dum numero "oficial" a avisarem-me das moradas das embaixadas do meu país, ( e tal acontece a qualquer europeu que saia do seu país, o que significa que existe maneira de saber onde estamos e quando), etc etc.
Quando as boas vindas do primeiro-ministro são correr uma maratona onde quer que vá,
Então, quando tudo isto acontece, é porque estamos na era do fascismo branco,
o fascismo higiénico, limpo, o fascimo de aço inoxidavel, onde o ideal parece ser o da conservação a todo o custo, como se o fim ultimo da especie humana fosse o ficar conservado e estático, qual mumia respirante, ad seculum e seculorum...
Haja paciencia e vontade de lutar.
Monday, February 04, 2008
Saturday, February 02, 2008
Lisbon Amolador
O amolador de lisboa, restarão quantos ?
(ps: sobre o regicído vejam o http://psiquiatrizaodavidaquotidiana.blogspot.com/
Saturday, January 19, 2008
Tuesday, January 08, 2008
Monday, January 07, 2008
xutos e pontapes um sinal de ti
apesar das imagens um pouco pirosas. a musica é muito bonita
faz me lembrar as longas noites de verão no alentejo.
a minha adolescência.