Thursday, June 19, 2008

Psicopatologia do Futebol




Bem, amigos, ver os jogos de Portugal dá trabalho, dá muito trabalho.
O resultado com a Alemanha é conhecido, falemos do resto:
O resto que é tudo, que é o mais importante, porque serve provavelmente para este e muitos , todos os jogos. Engane-se quem pensa que o resultado é o que aparece no fim, para mim o mais importante é a capacidade de mobilização, o jogo psicológico, a luta, a consciência das fraquezas, o jogo humilde mas ambicioso, a resistência face à campanha do adversário.
Sempre achei Scolari forte nesses aspectos, por isso ganhou várias vezes, soube ultrapassar vários anos (séculos?) de derrotismo cobarde, e soube passar isso aos jogadores também.
Quem não aprendeu foram os comentadores, sempre a ver o "fabuloso" jogo da Alemanha, prontos a elogiar cada passe como se soubessem o resultado final, mas muitas vezes atraiçoados pelo desenvolvimento das jogadas, com frases que mereciam ficar escritas por tanta hipocrisia que destilam, mudando o sentido das afirmações com o virar da bola. O comentador Português é reles, é mediocre, haje egoisticamente como se ingnorasse efeito quem tem em milhões de pessoas, pensa só no dia seguinte, e agarra-se como lagartixa ao vencedor, na ânsia de ter razão amanhã, mesmo que não lhe sobre o mais ínfimo pingo de vergonha.
O adepto Português, ainda sem ter consolidado a sua posição interior, acaba por perder-se no labirinto tecido pela campanha psicológica, cedendo aos instintos mais primordiais, e não consegue deixar de reagir com vergonha, medo, angústia e desespero.
Neste momento, os comentadores de sempre, que parecem não ter aprendido nada desde os ultimos campeonatos, estão na televisão a enterrar Scolari, demonstrando a sua total incapacidade para pensar soluções, agir e fazer agir sobre os resultados, como o típico profeta da desgraça.
Acabo como Agostinho: Não lutar é fácil, desistir não exige esforço, é a consagração dos fracos.
Agora vamos, finalmente, construir o País, e eu proponho desde já uma coisa: Deportar para a Alemanha os comentadores de Futebol.

No comments: