Thursday, March 01, 2007

Ditador ou Salvador ?!


Desculpem...Não percebi a pergunta....Estão dali a fazer-me sinais...Enquanto tento escrever este post abro a página 111 de " A morte no monte" de José Miguel Tarquini , editado em 1974 (porque será ? ) ...e tento escrever um post...nesta página vejo sangue...na rua vejo cartazes que perguntam, ditador ou salvador? E a pergunta assalta-me, oiço portas a bater, vejo flashs nos olhos, sinto palpitações, medo, sangue, suor, lágrimas e desespero...sinto raiva...Oiço a voz trémula de Edmundo Pedro a contar a frigideira do Tarrafal, e outra vez a pergunta: Ditador ou salvador ? E outra vez a mão trémula, a querer pegar na pedra da calçada, e partir o vidro que protege o cartaz iluminado na noite de Lisboa...estão dali a fazer-me sinais...E relembro a mulher que engoliu os vidros das lentes dos próprios óculos preferindo a morte à tortura da PIDE...E a pergunta num cartaz limpo, iluminado e quase desinfectado a contrastar com a descrição do cheiro a urina sentido por mulheres que, lavadas em lágrimas e sangue, foram espancadas e sujeitas à torura do sono, na famigerada e muito conhecida rua António Maria Cardoso ..fazem-me dali sinais: Que tenha calma, que agora é a democracia...que ele não ganha...mas a mim só me vêm duas palavras à mente: Ditador sanguinário.

Foi o que ele foi: Ditador e sanguinário. Sanguinário refere-se a sangue, sim, sangue humano, que é o que eu vejo na fotografia da saia de Catarina Eufémia.
Dois nomes para sempre juntos pela morte.
Fazem me dali sinais mas não chega...não chega perante um cartaz assinado por uma televisão portuguesa...3 letras apenas...R-T-P.
Se calhar a Rádio Televisão de Portugal e não a Rádio Televisão Portuguesa, como sempre foi até ao governo de Santana-Portas. Mas a realidade, a História e a decência exigiam mais respeito pelos...Mortos ? Também, mas sobretudo pelos vivos...Edmundo Pedro ainda é vivo !!!
Que sentirá ele perante este cartaz espalhado pela cidade ?

2 comments:

João Baptista said...

Que podemos fazer, a estupidez é como a varicela. Contagia rapidamente...

rack said...

e é um vírus bem perigoso