Sunday, June 17, 2007

Bloggers, tribunais e liberdade.

Há uns anos, poucos, falou-se em Portugal de vários choques. O choque fiscal, o choque ideológico etc etc foi uma sem número de choques.
Eu, porém, continuo a achar que há um choque necessário por fazer, no que sou acompanhado por ilustres como Fernando Gil, que na revista Visão tão bem explica o que eu penso: que Portugal precisa de um choque de liberdade, de democracia.
Este governo, com maioria absoluta, estava em condições de fazer esse choque e preparar o país para o futuro, uma democracia mais exigente, mais adulta e desinibir o país. Acontece que infelizmente tem acontecido o contrário, como se vê agora com este lamentável caso, em que um blogger é acusado ainda não sabe de quê por ter dado início a uma investigação sobre a licenciatura de um primeiro-ministro. Na secular democracia britânica até investigações sobre a vida íntima se fazem, e não parecem precisar da justiça para essas questões. Aqui continua a infantilidade da queixinha, e pior, a ameaça e chantangem psicológica sobre a sociedade. Como dizia Jorge Coelho há uns anos: Quem se mete com o PS leva. Ou se preferirem a versão erudita de Guterres: Roma não paga aos seus traidores.

No comments: