Wednesday, January 28, 2009

Ai lisboa ! (II)

Uma cidade viva não é um museu.
Lisboa não é um museu, eu sei que alguns a vêm assim, talvez por não morarem em Lisboa, confundem preservação do património com mumificação dos lugares e das pessoas !
Uma cidade que não funciona e não se adapta às necessidades dos que nela vivem é uma cidade morta !
Tranformar tudo quanto é zona histórica em zona pedonal é ver a cidade como um museu, bonitinho certamente, mas não será concerteza uma cidade para haver gente que vive, trabalha e se desloca.
Já agora, sabem qual é o dia com mais trânsito junto ao Terreiro do Paço ? É o domingo!
Alguém acha que vai haver mais gente a usar a bicileta porque aquilo fecha ao domingo ?
Para se usar bicicletas são necessárias outras condições, penso que as sete colinas de Lisboa são suficientes para se perceber porque é que não é muito útil usá-las em Lisboa...Mas isso não parece claro para muita gente...Já um corredor ciclável entre Algés e a Expo nem vê-lo...Se calhar há aqui uns tantos políticos que por alguma razão que descolheço estão ofuscados com a baixa, será porque há interesses eoncómicos mais fortes ? Mas será que as pessoas de zonas tão vastas como Marvila, Graça, Belas, Madredeus, Beato etc etc não existem ? é só baixa, baixa, baixa... e as outras rua:buracos, carros em cima das portas, lixo que não é recolhido, passeios partidos, é um oceano de cidade esquecida, abandonada, onde moram 80% dos Lisboetas, mas é na baixa que se situa o capital, os hóteis, os bancos, os ministérios, Lisboa que se lixe !

No comments: