Monday, May 04, 2009

Consultar e Ser Consultado

Há erros com os quais somos tolerantes, há erros que também cometemos, e depois há erros contra os quais militamos !
Eu milito contra a frequente confusão entre consultar e ser consultado.
Se eu não sei ou não conheço algo, posso procurar conhecer, por isso vou consultar o dicionário, ou uma enciclopédia ou até a internet! Quando tenho um problema jurídico posso consultar um advogado, e quando tenho um sinal ou sintoma consulto o médico (no seu consultório) para me esclarecer e, se possível, curar.
Não é o médico, o advogado, e muito menos o dicionário ou a enciclopédia que me consulta a mim !!!
Mas isto parece que não entra !
Por isso ouvi de uma médica para a doente: "Pode-se inscrever para eu a consultar !!!"
Não imaginam o que sofri...

No comments: