Tuesday, March 31, 2009

Promessas

É curioso, embora não me surpreenda, como se nota uma pressa e frenesim no acabar de pequenas obras por essa Lisboa fora...
Algo me diz que, se as eleições fossem daqui a 1 ano, daqui a esse ano seriam feitas as obras que estão a ser feitas agora...Porque será sempre assim ?

Desiquilíbrios

desiquilíbrio 1 #
Se for ao hospital por ter um panarício, uma unha encravada que seja, sai de lá com o seu problema resolvido, não é aceitável que lhe neguem isso.
Se o seu carro for roubado, assaltado, mesmo que tenha provas e objectos que contenham impressões digitais, ninguém as vai usar, (embora haja quem reclame sempre mais meios para a polícia, não usam os que têm). É aceite que o seu problema não seja resolvido por ser pouco importante, insignificante mesmo.

desiquilíbrio 2#
Se for alvo de violação de direitos, prepare-se para pagar, e muito, caso queira ir à justiça. Não tem dinheiro ? não reclame...Gastou dinheiro no advogado ? Escusa de pensar que os pornográficos custos da justiça vão poder abater o seu irs, isso era dantes !
Mas se for Juiz, tem direito a abatimentos especiais com a formação. Com tantos direitos destes os nossos juizes deviam ser os melhores do mundo, sempre a descontar, de tanto conhecimento não sei como se pode dizer mal da justiça...
Comprou um computador, a pensar no choque tecnológico e nas despesas de irs ? Desengane-se, o choque vai ser seu que pagou um pc novo e não o vai poder descontar no irs...

desiquilíbrio 3#
Fez desporto e teve menos doenças por causa disso ? Fica a saber que vai pagar mais irs, porque como esteve menos doente comprou menos medicamentos, logo abate menos, e o dinheiro que gastou nessa actividade saudável também não a vai poder descontar...
frite uma batatas em casa para descontrair com as contas, sempre têm IVA a 5%, e se depois comprar uma estatina por que tem colesterol elevado, poderá descontar no IRS...

Porreiro pá...

Tuesday, March 10, 2009

Cegonhas

O público decidiu publicitar uma iniciativa na qual de filma 24 h por dia um ninho de cegonhas.
Está aqui, e eu penso que é uma iniciativa inesperada, infantil mas interessante, de vez em quando lá vou ver o que estão a fazer.

Monday, March 02, 2009

Agradecimentos ao Ladrão de Bicicletas

No Le Monde Diplomatique de Abril de 2008, em “Autópsia a um reformismo iluminado”, Jorge Bateira descrevia assim a nova filosofia dos socialistas na sua relação com os agentes da administração (e com os interesses sociais organizados):

“(...) O discurso do combate às corporações assume que a racionalidade humana é predominantemente egoísta, um pressuposto essencial ao pensamento neoliberal. Por isso, o seu discurso veicula a ideia de que o comportamento oportunista domina as organizações (...) O discurso do combate às corporações assume que a sociedade é dominada por grupos de interesses particulares que disputam os recursos do país, e ao mesmo tempo vê cada grupo como uma soma de indivíduos, todos procurando obter benefícios pessoais dando o menos possível ao grupo. Em linha com o pensamento neoliberal e o seu individualismo metodológico, aquele discurso ignora a natureza intrinsecamente relacional do ser humano tomando as pessoas como átomos sociais (...) O discurso do combate às corporações assume que o Estado se encontra no vértice da sociedade, num lugar privilegiado que permite obter a visão mais informada sobre o que está mal e lhe confere o poder de conduzir reformas (cujos efeitos interessam ao conjunto da sociedade) segundo processos de comando e controlo que regra geral se revelam profundamente inadequados (...) O discurso do combate às corporações assume um modelo de políticas públicas de causalidade linear: a concepção cabe ao governo que dá orientações e ordens à administração pública, competindo a esta última a execução (...)"

Sunday, March 01, 2009

Supremacia cultural, mas de quem ?

Retirado de um texto do "medscape"com o título:

Mediterranean Diet Reduces Risk of Heart Attack, Stroke

"I think the Mediterranean diet is by far one of the easiest to follow because there are no extremes," she added. "It doesn't necessarily mean people have to eat vegetarian. You can eat red meat, beef, and pork only once or twice a month, eat fish at least once a week, and eat more chicken. The types of food common to the Mediterranean diet are pretty easy to get as well. It has a good amount of plant oils, so you are not cutting out fats."

She fears, however, that the typical US diet pattern of fast food and red meat may be replacing the Mediterranean diet even in Mediterranean countries, noting, "Fast food restaurants are becoming more common over there."