Friday, August 31, 2007

Exposição: Fábrica


Rua Luz Soriano 67-a.
Morada da actual exposição de diversos jovens artistas, que por sua auto-iniciativa, fizeram uma intervenção no espaço da antiga tipografia no bairro alto, a que chamaram "fábrica", e onde se podem ver diversos trabalhos, sentar no bar ou dançar à noite nas festas que irão ter lugar esta primeira quinzena de setembro.
Boa forma de fazer um reentrè Lisboeta.
(ps: cuidado com a porta de entrada, é baixa e já lá bati com a cabeça "auch!")

Wednesday, August 29, 2007

Humus


I would like to be a flamed-soul around the world but i'm fear i will just a comma.

I would like to be as progressive as a revolutionary but i'm fear i will be just a citizen.

One day i will be like like Marylin Monroe, just need time, money and love. Well, let's be honest: and some alcohol as well.

Here i gooooooooooooooooooo ...

Bem...

e o seu site oficial é poderoso.....fogo...

MICA

Afinal quem é Mica ? A História está aqui e é bem interessante.

Mika - Love Today

mika dont stop

MIKA - Lollipop

Mika maniac

Mika Grace Kelly

why dont you like me ? i could be brown, i could be blue...

EPC II

Voltando a EPC:
Estive a pensar melhor sobre a sua morte, e o que sinto é que a sua morte, a sua saída, corresponde para mim à perda da referência de uma certa forma de debater e de estar na vida pública portuguesa.
Bem sei que ele se estaria bem nas tintas para o que eu penso, mas teve influencia na forma como comecei a ler e a pensar os debates públicos e dava uma determinada ideia de comunidade, de que fazemos, todos, parte de uma sociedade, neste caso a sociedade portuguesa, dando-lhe uma coesão, ainda que essa coesão fosse mais imaginária que real. Como se ele dissesse : Estamos aqui, vivemos todos juntos mesmo sem querermos, vamos pensar o dia-a-dia e vamos partilhar isso também.
Apesar do seu lado por vezes elitista, por vezes diletante, tranquilizava-me saber que ele estava ali, no jornal, como quase guardião de um mínimo de bom senso que cada vez mais de perde nas páginas do público.

Saturday, August 25, 2007


Eduardo Prado Coelho, que leio desde os meus 15 anos, e cuja leitura tantas vezes justificou comprar o jornal só para o ler, morre como morre toda a gente: de repente.
Nos ultimos anos adoptou algumas posições políticas mais à direita, como ter sido a favor das propinas, por exemplo. Mas era sempre essencial lê-lo, e no próximo dia 2 ia dar uma conferência sobre Marguerite Yourcenar, o que só por si justificava uma pausa no meu trabalho.
Fiquei realmente surpreendido com a sua morte, mas como ele sabia e disse numa das suas crónicas, vai haver uma rua com o seu nome em Lisboa.
Definitivamente o dia 25 de Agosto é de más memórias: 1988 o incêndio no chiado, 2007 EPC: que ao menos fique tudo concentrado num dia só.

A teia vai-se tecendo e Vital Moreira confirma

diz Vital Moreira, que não anda nesta vida por acaso, sobre o sistema de empréstimos ao alunos do superior:
"Com este novo instrumento criam-se também condições para, a prazo, ser equacionada (como desde há muito defendo) a elevação do montante das propinas (sem prejuízo das isenções devidas), de modo a reforçar o nível de recursos e de auto-suficiência financeira das universidades e politécnicos."
Ora aqui está, se de confirmação precisávamos, a ideia de fundo neste sistema: pôr os estudantes a pagar todos os custos da sua formação, e ainda exigir que agradeçam: é o que se chama ser hipócrita.

Friday, August 24, 2007

Sócrates e Gago - Os Grandes Humanistas

Ondem, na RTP 2, o ministro mariano gago deu uma entrevista, para falar sobre os empréstimos aos estudantes.
Começo por esclarecer que não sou contra os empréstimos aos estudantes, os bancos são "livres" de ter os empréstimos que quiserem, e de criarem os "produtos" que bem entenderem.
Mas o ministro disse que o spread seria mais baixo, graças ao fundo do estado que premite reduzir o risco, e que isso era uma generosidade dos contribuintes, daí que os estudantes tivessem que se esforçar, pois toda a sociedade os está a ajudar.
Pois é, o ministro mariano gago até teria legitimidade para falar assim se os estudos universitários fossem gratuitos e universais, aí sim, seria um investimento da sociedade nos alunos, mas o que temos é que, precisamente no momento em que se criam as condições para serem os proprios estudantes a pagar todos os seus custos de vida, e a ficarem endividados logo de início de vida activa, é que o ministro vem falar em grande generosidade da sociedade, até parece que ele, ministro, pagou todos os seus próprios estudos...dá vontade de lhe exigir o dinheiro de volta com recto-activos...
O que vai acontecer é que os alunos e alunas vão começar as suas vidas com um encargo financeiro, sem garantias de poderem pagar, pois como se sabe há elevado desemprego, 20% na terceira década de vida (20´s).
Para que serve um empréstimo, se depois tem de ser pago no número de anos que o curso dura ? Se for um curso de 3 anos tenho que pagar em 3 anos...mais os juros...então mais valia ter ganho o dinheiro durante aqueles três anos de curso, trabalhando e estudando, pois é um ritmo de pagamento igual ao ritmo de gastos durante o curso...ao qual se tem de acrescentar depois os juros...
Ainda por cima, um aluno que chumbe num ano deixa de ter o financiamento...o que significa que fica "apeado" do ensino superior porque perdeu capacidade económica para lá estar e sai sem licenciatura nem mestrado com uma dívida para pagar...que rico futuro esse cidadão, porque falhou uma vez, vai ter...e que rico exemplo de solidariedade que isto representa.
Nem quero imaginar o ambiente nas faculdades em que haja mais estudantes neste tipo de esquema: é o que se chama a verdadeira violência capitalista.
Enternecedora foi a resposta do ministro à pergunta: o que ganha a banca com isto ? Ao que Mariano gago respondeu: "Ganha uma sociedade melhor, mais qualificada".
Bem, aqui até me deu para rir, a banca...interessada numa sociedade melhor?..e é isso que a motiva a entrar neste negócio ? Francamente, o ministro sabe o que faz, não precisa de nos contar a história da carochinha, já basta sermos roubados em milhões nos impostos que a banca não paga, e que dariam para pagar todo o ensino superior, para ainda por cima termos de ouvir, com cara de santo, um ministro a contar estorinhas...
Estou bem farto de discursos cínicos e aldrabões.
Quanto mais estudantes enveredarem por este mecanismo mais o ensino superior ficará dependente dos bancos, pois quem financia é que manda, o que significa mais um sector da sociedade nas mãos do sector financeiro, será que não estão já sectores suficientes ?
Finalmente, considero que a maior parte das pessoas sabe o que a vida custa, sabe fazer contas, não devemos achar que os outros são estúpidos, e,se menos pessoas têm filhos por alguma razão é, daí a minha pergunta: De que vale ter políticas de natalidade assim ? Quem vai ter filhos se começa logo endividado ?
(PS: se para o governo é tão importante ter estes mecanismos de financiamento, porque não se volta a criar horários nocturnos, que permitem equilibrar os estudos com o trabalho, o que permitiu já a muita gente estudar, incluindo ex-ministros do PS, em vez de criar subterfúgios que adiam o problema ? )

Thursday, August 23, 2007

A frase

"Só num país em que o grosso da imprensa é controlada pela direita e alimentada por estagiários semi-analfabetos é que um campo de milho pode merecer uma entrevista ao presidente da república."
Boss do blog renas e veados

Tuesday, August 21, 2007

Culinária

Prato do dia:
1 hectar de milho transgénico;
1 treino de camacho no benfica com 3000 "adeptos"
360 portugueses directos do México
Uns incêndios para aquecer o verão, que estava murcho
e até, um aneurisma da aorta corrigido em Gaia com uns toques alemães

Por mim pode ser:
240000 € da Somague para o PSD
O pólen de milho transgénico faz mal à saúde?
Posso comer o milho em segurança ?
A resposta de Louçã ao governo no caso do milho
As tendências independentistas da madeira naqueles dislates que são as palavras do Sr. Alberto.
O que é o orçamento participativo proposto pelo Sá Fernandes na CML ?

Enfim, gostos.

Friday, August 17, 2007

Sacco and Vanzetti

imagens reais do tempo de sacco e vanzetti

Tuesday, August 14, 2007

Haddaway-What is Love?

a musica n e das minha favoritas mas ouvi quando pela primeira vez na vida fui a uma discoteca...já lá vão uns bons anos...

Felgueiras City

Felgueiras é um sítio perigoso...
Depois de Fátima, tem agora 4 bandidos armados foragidos da prisão.
Quem diria que Felgueiras era tão agitada...Nunca se deve subvalorizar um pequena cidade, mesmo que fique no recôndito norte de um pequeno país...

Sunday, August 12, 2007

E se Vital Moreira repetisse isto mais 1053 vezes ao sr Ministro da Saúde ?

Notícias do SNS
«Há doentes com cancro à espera mais de um ano». Eis notícias que não podem deixar de preocupar. É certo que os números das listas de espera de cirurgia mostram melhorias significativas, em grande parte devido à subcontratação a estabelecimentos privados ("vales-cirurgia"), mas a situação ainda é inadmissível. Por outro lado, a subcontratação não pode ser um meio de desresponsabilização dos hospitais públicos e de enriquecimento dos privados à custa do orçamento do SNS. Há que estabelecer estritas regras de conflitos de interesses. Quem tem responsabilidades no (mau) desempenho das unidades de saúde públicas não pode participar depois na sua recuperação no sector privado. Isto aplica-se tanto a dirigentes como a profissionais.
Via Causa Nossa [Publicado por vital moreira]

Monday, August 06, 2007

Não me comove

Não me comovem as palavras de Cavaco sobre o caso Dalila. Diz ele que não tem a informação toda, mas que não compreende o afastamento da directora.
Eu também não compreendo muita coisa neste governo, mas o PR tem dois pesos e duas medidas, pois muito mais grave é o facto de não ser aplicada a lei do aborto na Madeira, e o PR escudou-se na falta de informação e nos limites das suas competências para não comentar as questão do aborto na ilha de Alberto João Jardim, e agora, vendo que a questão Dalila ia ao encontro do sentir do seu eleitorado, resolve comentar a favor da corrente de opinão geral.
Cavaco nunca passou de um oportunista, que gere tudo em função da reeleição, sem o mínimo de carácter nas assumpção de posições políticas próprias - um cobarde.

Não é demais

recordar que todos os dias morrem cerca de 50 pessoas no Iraque vitimas da instabilidade no país provocada pela invasão das tropas de Bush.

Ai Timor

ão faz sentido nenhum Xanana ser primeiro ministro de Timor. Só adensa as suspeitas quanto às razões de tanta energia em afastar alkatiri do poder, afinal foi este quem mais se impõs face ao poder dos Australianos e os seus interesses no petróleo. Não percebo porque é que Ramos Horta insiste em obedecer aos Australianos, afinal ele também é timorense. Será porque Roma não paga aos traidores ?

Wednesday, August 01, 2007

Há coisas fantásticas não há ?

via almanaque republicano
Homophobia
Não sei se se escreve homofobia nos vários dialectos sul africanos, mas ela existe, e Sizakele Sigasa e Salome Masooa são testemunhas disso, pois foi a última coisa que sentiram na vida.
Tenho de parafrasear Sophia:Saber que duas mulheres, Sizakele Sigasa e Salome Masooa, que são o nosso semelhante e o nosso próximo, foram executadas é o puro intolerável. A nossa consciência não pode aceitar. Por isso exigimos que crimes como este não se voltem a repetir. A humanidade que não esqueceu Buchenwald também não esqueceria este crime. Pois a longa lista de crimes cometidos contra homossexuais é a vergonha inapagável do tempo em que vivemos.
(alterado com base numa frase-poema de Sophia publicado no jornal novo em 9-9-1975)